Periodontia

Essa é a especialidade da odontologia que cuida (previne e trata) dos tecidos que circundam e sustentam os dentes, tais como : osso alveolar, ligamento periodontal e gengiva. Muitas pessoas buscam informações de como curar aftas, perguntam sobre remédios para aftas e muitas vezes se auto medicam o que não é o mais adequado, o ideal seria ser avaliado por um profissional.  As doenças mais comuns que acometem esses tecidos são: Gengivite e Periodontite.

gengiva inchadagengiva que sangra e gosto amargo na boca , são alguns dos sinais da Gengivite.
Tratamento da Gengivite consiste em realizar profilaxia (limpeza) para remover placa bacteriana e cálculo ( tártaro ) redor dos dentes e  instrução de higiene oral (escovação e uso correto do fio dental).

gengiva inchadagengiva que sangra e gosto amargo na boca são alguns dos sinais da periodontite. O tratamento da periodontite consiste  em raspagens  periódicas mais profundas das superfícies dos dentes no interior da gengiva,  em casos mais avançados existem tratamentos cirúrgicos associados. A doença periodontal demanda uma manutenção periódica personalizada, visitas constantes ao dentista, bem como higiene bucal adequada.

Procedimentos Cirúrgicos / Plástica Periodontal - Ao avaliarmos a "moldura" dos dentes  (espessos ou finos),  identificamos a necessidade de aumentar ou diminuir esses tecidos ao redor dos dentes. Avaliamos se existe retração gengival ou ao contrario excesso de tecido. Programamos então juntamente com as necessidades restauradoras essas dimensões e  realizamos procedimentos cirúrgicos de redução dos excessos ou enxertos para cobrir raízes aparentes( retração gengival ). Sempre avaliando previamente exames complementares de imagem e a saúde dos tecidos.