Endodontia

Endodontia

TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM SESSÃO ÚNICA
Antigamente, o tratamento de canal levava várias consultas, com as pesquisas realizadas e o avanço tecnológico, hoje é possível realizar um tratamento de canal de maneira muito mais rápida. Assim, o tratamento de canal em sessão única ocorre quando o profissional consegue realizar o tratamento em uma única consulta, que pode durar de 40 min a 2 hs de acordo com a anatomia do dentes e das raízes.

TRATAMENTO DE DENTES TRAUMATIZADOS tem sido cada vez mais frequentes com uso de bicicletas e patinetes na nossa cidade, fato que aumenta a ocorrência de casos de dente quebrado. Se o dente quebrou, se o dente deslocou do lugar ou se o dente está rachado a atuação do dentista e/ou do endodontista é fundamental. Quando o trauma envolve fratura do dente, a indicação é recolher o fragmento, colocá-lo em recipiente com água ou soro e procurar ajuda de um profissional imediatamente.

CLAREAMENTO INTERNO é o recurso usado nos casos onde o clareamento dental caseiro, com placas e gel, não funciona. Assim, para clarear dentes com tratamento de canal, pode ser necessário um tratamento alternativo. O clareamento interno pode ser indicado até mesmo para melhorar o resultado final em casos com facetas de porcelana e lentes de contato dental.

TRATAMENTOS CONSERVADORES DA POLPA  tem por objetivo preservar total ou parcialmente o nervo do dente. Normalmente indicado para casos de pacientes jovens/crianças para evitar o tratamento de canal convencional.

CIRURGIA PERIRRADICULAR é o nome dado à cirurgia realizada na ponta da raiz do dente, indicada para solucionar casos de insucesso do tratamento de canal e evitar ou adiar o uso de implantes dentários.

AVALIAÇÃO CLÍNICA COM MICROSCÓPIO é a consulta de avaliação de casos complexos com microscópio cirúrgico, estão indicadas, tanto durante o tratamento de canal, quanto para verificar se o dente quebrou ou avaliar um dente rachado ou trincado.

REMOÇÃO DE CISTOS faz parte da especialidade endodôntica, essa cirurgia tem por objetivo a remoção de cistos de origem odontológica. Nesses casos, pode ser necessário um tratamento de canal prévio em um ou mais dentes envolvidos.

REMOÇÃO DE NÚCLEOS E PINOS INTRARRADICULARES E RETRATAMENTO DE CANAL são indicados nos casos onde um tratamento de canal deve ser refeito, seja porque o dente quebrou, por uma dor de dente ou fístula que indique que o tratamento de canal inicial não teve sucesso.

IMPLANTODONTIA
Exodontia com Regeneração Tecidual Guiada (RTG) – extração do dente e manipulação da gengiva e osso, usando ou não material sintético, para induzir uma cicatrização ideal para a futura colocação de implantes dentários.
Implantes dentários com carga imediata é o conjunto de procedimentos que possibilita que o paciente realize todos os passos para recuperação de um dente perdido em uma única sessão (implante dentário + prótese).
Implantes dentários com carga tardia  são aqueles onde é necessário um período de 3 a 6 meses antes de ativar o implante dentário e colocar um dente conectado a ele.
Enxertos ósseos autógenos são os enxertos onde se retira osso de uma região e se transplanta para outra, criando condições para futura instalação de implantes dentários.
Levantamento de seio maxilar é o enxerto para a arcada superior onde se faz um preenchimento ósseo no seio maxilar, com o objetivo de aumentar a quantidade de osso para a instalação de implantes dentários.
OBS: alguns desses procedimentos podem ser realizados em um mesmo ato cirúrgico.